Estilos de Saias

Em 19.06.2017   Arquivado em MODA

A saia é uma das peças mais versáteis do guarda-roupa feminino. Ela combina com diversos estilos e fica bem nas mais variadas ocasiões. Não se sabe ao certo quando ela começou a ser utilizada, alguns historiadores concluem que ela era usada desde a pré-história, mas foi só na Idade Média que ela se popularizou. Nesse período, ela era uma peça unissex, onde homens e mulheres tinham a liberdade de usá-la do modo como preferiam. Mas com a chegada do século XII, a saia ficou conhecida por ser uma peça exclusiva das mulheres, diminuindo cada vez mais o seu uso pelos homens.

Contudo, sua popularização veio somente a partir de 1940, quando Dior lançou os modelos balonê, lápis e rodada, estilos populares até hoje. Já na década de 60, a estilista Mary Quant criou a minissaia, sendo uma das propostas mais ousadas do mundo da moda

Atualmente, há cinco modelos muito populares:

Saia Plissada:

As saias plissadas combinam perfeitamente para quem gosta de uma pegada vintage. Elas possuem um efeito de sanfona com diversas dobraduras. Por esse motivo, é sempre bom se atentar ao tecido antes de comprar uma saia desse estilo, pois há alguns que ficam com o efeito das dobras mesmo após a lavagem.

Saia Evasê:

Uma das saias mais utilizadas pelo público plus size, ela começa ajustada na região da cintura e conforme vai descendo fica mais ampla. Em relação ao comprimento, esse modelo geralmente vai até a altura do joelho. E uma de suas principais vantagens é que ela pode ser utilizado por mulheres das mais variadas idades, sempre dando um toque moderno no visual.  É um modelo muito usado por quem tem um estilo casual.

Saia lápis:

Muitas mulheres acham que esse tipo de saia serve apenas em mulheres magras, mas na verdade, toda mulher que tem a silhueta mais curvilínea pode se beneficiar dessa saia. É um modelo muito usado em ocasiões mais formais.

 

Saias Godês

Muito populares na década de 50 e 80, essas saias se destacam pela sua feminilidade. Em sua modelagem, elas são soltas e rodadas, tendo a região da cintura mais ajustada ao corpo.

Saia Longa

Um dos estilos de saias mais versáteis de todos. Essa saia fica perfeita em mulheres que querem parecer mais altas. Já as mulheres que já são altas podem optar pelas estampadas e com mais volume.

(imagens retiradas da internet)

O legal de cada saia, é que elas podem valorizar todas as silhuetas. Lembrando que essas foram algumas das peças mais usadas no dia-a-dia! 

E vocês? Quais se identificam mais?

Post exclusivo para o Blog Falando De Moda, através da equipe do blog Uppermag

Um beijo